Pecuária sustentável: importância da questão socioambiental para os negócios

Home / Blog / Pecuária sustentável: importância da questão socioambiental para os negócios

Pecuária sustentável: importância da questão socioambiental para os negócios

Pecuarista explica como boas práticas de manejo e preservação do meio ambiente trazem retorno positivo para as fazendas

Manrigá, 07/12/2022

A pecuária, atualmente, passa por um momento em que deixa de buscar somente a produtividade. Produzir de forma responsável, sendo uma aliada do meio ambiente e das pessoas, está na agenda do setor, que conta com inúmeros exemplos de sucesso de profissionais que adotaram práticas sustentáveis nas fazendas e melhoraram os resultados em quantidade, qualidade e sem degradar o ambiente.

Esse é o caso do Mauro Lúcio Costa, um importante agente na promoção desse tipo de pecuária. Na Fazenda Marupiara, em Paragominas (PA), ele une boas práticas de manejo dos animais a preservação do meio ambiente e gestão humanizada da atividade para fazer a diferença localmente e disseminar a pecuária sustentável para cada vez mais pessoas.

Durante palestra virtual promovida pela Beckhauser, Mauro Lúcio explicou aos participantes como surgiu a pecuária sustentável. “Na sua origem, em seu formato original, a pecuária sempre foi uma atividade realizada de forma sustentável, integrando animal, ser humano e natureza. O que a diferencia de outros tipos de práticas é o trabalho do pecuarista em sua propriedade”.

Ele acredita na existência de dois tipos de profissionais: aquele que segue práticas racionais, de bem-estar animal e humano, num modelo de pecuária sustentável, e aquele que não se preocupa em realizar a união entre resultados e cuidados com o meio ambiente e os bovinos, realizando uma atividade insustentável.

“O desafio de hoje é levar o pecuarista insustentável para a sustentabilidade, pois ele não só terá melhores resultados na sua fazenda, mas ainda o fará preservando o meio ambiente para as próximas gerações e valorizando o trabalho de todos os profissionais envolvidos na atividade”, ressalta Mauro Lúcio.

Para ele, seguir o caminho sustentável é sinônimo de adotar princípios. “Ao contrário de regras, que pressupõem um acordo para cumprimento, a sustentabilidade da pecuária se dá por meio de princípios que norteiam o trabalho realizado nas fazendas, levando em consideração não somente os animais, mas também a questão socioambiental, fundamental para a discussão deste tema”.

No entanto, ele considera que a maior insustentabilidade da atividade hoje se encontra no âmbito social. “As pessoas juntas melhoram o trabalho umas das outras. Por isso é tão importante humanizar as relações de colaboração nas fazendas, valorizando o trabalho de todos em prol da pecuária sustentável”, finaliza.

Essa palestra faz parte do projeto Conexões BEAH, em que a Beckhauser promove três momentos de discussão a respeito de questões envolvendo bem-estar animal e humano, além de celebrar os 10 anos do Centro Experimental de Manejo (CEM) da empresa. O próximo e último encontro deste ciclo será realizado no dia 15 de dezembro, com o professor Mateus Paranhos, a partir das 8h.

A Beckhauser é uma empresa que ergue a bandeira do bem-estar animal e humano e desenvolve soluções para que os pecuaristas também adotem práticas de respeito à qualidade de vida dos animais e dos profissionais envolvidos nas atividades pecuárias em todo o Brasil e na América Latina, reforçando que o retorno positivo que um negócio pode ter se atrela ao manejo racional realizado da porteira para dentro.

Utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os essenciais, necessitam de seu consentimento para serem executados.
Saiba mais em nossa Política de privacidade.