30 anos de pioneirismo levando Bem-estar Animal e Humano à pecuária

Home / Blog / 30 anos de pioneirismo levando Bem-estar Animal e Humano à pecuária

30 anos de pioneirismo levando Bem-estar Animal e Humano à pecuária

Maringá, 07/01/2023.

Em 2022 a Beckhauser celebrou 30 anos de trabalho com o tema do bem-estar animal e humano, encerrando o ano com um ciclo de encontros de boas conversas sobre o assunto. Batizado de Conexões BEAH, o ciclo contou com três encontros, sendo o primeiro exclusivo para a nossa rede de vendas, com o zootecnista Fernando Siqueira de Paula, e depois aberto ao público com o pecuarista e ícone da pecuária sustentável Mauro Lúcio Costa, e fechando com chave de outro com o maior nome do bem-estar animal no Brasil, o Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa.

Daqui a pouco contamos um pouco mais sobre esses encontros, cujas gravações das duas últimas apresentações estão disponíveis no nosso canal do Youtube. Mas antes, vamos trazer um breve resumo de como essa história nos trouxe até aqui.

Como a Beckhauser assumiu a liderança em bem-estar animal no segmento de contenção bovina no Brasil?

Desde o início da década de 1990 a Beckhauser passou a se identificar com a bandeira do bem-estar animal e foi uma das responsáveis pela difusão desses conceitos e práticas na pecuária brasileira.

Essa trajetória teve início em 1992 no encontro de José Carlos Beckheuser com o veterinário Renato dos Santos e, mais do que provocações para a melhoria dos equipamentos, trouxe um movimento que conectou a empresa a universidades, instituições de pesquisa e outras organizações e profissionais que também compartilhavam dessa visão – à época ainda muito nova para o segmento pecuário brasileiro.

Baseada em informações científicas, testadas e validadas a campo, aos poucos, a proposta do manejo racional ganhou as fazendas Brasil afora e, mais tarde e até hoje, avançou as fronteiras para outros países. O papel da Beckhauser foi marcado por uma infinidade de palestras e treinamentos com Renato em escolas, eventos, fazendas, suportados por uma estratégia de marketing pioneira da empresa, além de novidades que hoje parecem muito simples, mas foram muito significativas para esse avanço. Entre elas, podemos destacar a criação de manuais dos produtos e a adoção do procedimento de entrega técnica dos equipamentos, com o treinamento de toda a rede de técnicos de campo da Beckhauser para a orientação da equipe da fazenda sobre o manejo correto da contenção.

As inovações

Além de ter empreendido uma completa mudança na linha de equipamentos da marca, trazendo inovações que tornaram as contenções individuais muito mais seguras e os manejos muito mais racionais e produtivos, tendo como principal marco disruptivo o tronco Trapézio, lançado em 1996 – primeiro equipamento do mercado em aço, com pescoceiras paralelas e portões em duas folhas, que facilitam muito o manejo, com travas hidráulicas, oferecendo mais conforto e segurança ao operador e ao animal na contenção e ainda conjugado com balança eletrônica.

E culminando com a expansão da atuação da empresa para dentro da indústria frigorífica, com a criação, em 2006, do primeiro Box para Abate Humanitário do mundo alinhado às normativas e princípios do bem-estar animal no manejo da indústria. Projeto este que nasceu a convite do Grupo ETCO, da Unesp de Jaboticabal (SP), liderado pelo Prof. Dr. Mateus Paranhos, parceiros que nos acompanham desde os primeiros anos dessa jornada pelo manejo racional e o bem-estar animal e humano na pecuária. Com o desafio de levar a indústria a patamares de excelência na eficácia do atordoamento, atendendo às mais exigentes normas internacionais de bem-estar animal, o produto, que garantiu à Beckhauser uma patente de invenção, está presente hoje em grande parte das indústrias exportadoras de carne do país e ajudou a mudar a realidade do manejo no segmento, trazendo maior qualidade ao trabalho, segurança para os operadores e respeito aos animais.

Uma crença que, de tão forte, virou cultura e até assinatura da marca.

Desde então, o bem-estar animal e o manejo racional passaram a ser um tema muito presente na história da Beckhauser, sendo incorporado à sua cultura. Tanto que em 2008 a empresa passa a adotar a assinatura de marca “Manejo Racional e Produtivo”, além da versão padrão identificada com os produtos usada desde a década de 90 “ Troncos e Balanças ”.

O trabalho de difusão das boas práticas de manejo no campo também ganhou reforço com a inauguração da HStore, primeira concessionária Beckhauser, que nasceu em 2011 para dar corpo a um projeto de aproximação a nossos clientes, unindo em um mesmo ponto um showroom completo de vendas, posto avançado de serviços de assistência técnica, e um espaço de eventos. Também idealizada como a “A casa do manejo racional e produtivo”, a loja veio como um ponto de encontro para produtores, vaqueiros, técnicos e profissionais da área, estudantes e parceiros do meio para falar da pecuária produtiva e sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental que nos propomos a ajudar a evoluir.

E, em 2012, a estrutura de suporte a essa missão, de levar o bem-estar animal e humano a cada vez mais pessoas e animais, da fazenda ao frigorífico, se faz ainda mais completa com a criação do Centro Experimental de Manejo Racional (CEM), sediado na Fazenda Arca de Noé, em Guairaçá, no norte do Paraná, em parceria com o frigorífico Argus, de Luiz Carlos Setim. O curral modelo, que abriga, além da linha principal de manejo com equipamento automatizado, todos os modelos da linha Beckhauser, e um mezanino com uma sala de aula, especialmente projetada para receber peões em cursos de manejo, assim como estudantes de universidades de zootecnia e veterinária, além de escolas técnicas. Toda a rede de vendas e técnica da Beckhauser também é capacitada nesse centro para levar a nossos clientes o melhor suporte técnico e informação que, somados aos nossos equipamentos, vêm ajudando a transformar o manejo e a pecuária campo afora.

Ao longo dos anos o espaço também abrigou projetos de pesquisa e foi até cenário de produção da inovadora websérie sobre manejo racional que lançou a linha TotalFlex da Beckhauser, em 2016 – a primeira do mercado que permite ao cliente configurar seu equipamento, escolhendo opcionais conforme a demanda de manejo e a realidade de cada propriedade.

Em 2022, o CEM comemorou seu décimo aniversário, dando início a um novo e importante ciclo para o desenvolvimento e aprimoramento de nossas soluções focadas no bem-estar dos animais e dos profissionais que lidam diariamente com eles e para treinar as gerações atuais e futuras da pecuária.

Conexões BEAH - Celebrando os 30 anos do BEAH na Beckhauser e 10 anos do CEM

Como uma forma de comemorar este marco na pecuária e reforçar a posição de pioneirismo e destaque da empresa no debate do bem-estar animal e humano, a Beckhauser e o CEM promoveram o projeto Conexões BEAH, que consistiu num ciclo de prosas e palestras para abordar a importância da disseminação e da aplicação de boas práticas nas fazendas para a produção com qualidade, responsabilidade e sustentabilidade.

Qualificando a nossa rede de vendas

A primeira palestra foi realizada no dia 24 de novembro do ano passado, com a participação do zootecnista Fernando Siqueira de Paula. Este encontro tratou dos impactos da adoção desse tipo de práticas de manejo na pecuária, tanto para a melhoria da produtividade das fazendas quanto para os seus resultados financeiros, e foi direcionada exclusivamente à nossa rede de vendas, tornando-a cada vez mais capacitada para levar o tema em apoio a nossos clientes nas mais diversas regiões do Brasil e nos países em que a Beckhauser tem atuação na América Latina. Durante sua exposição, Fernando falou sobre a importância de entender como o bovino se comporta e explicou a definição de manejo racional e como ele deve ser tratado nas propriedades para melhores resultados.

Exemplo de uma pecuária sustentável

O segundo encontro do Conexões BEAH contou com a presença do pecuarista paraense Mauro Lúcio Costa, um importante agente na promoção da consciência da pecuária responsável e feita em equilíbrio com o meio ambiente. Na Fazenda Marupiara, em Paragominas (PA), ele une boas práticas de manejo dos animais à preservação ambiental e gestão humanizada da atividade para fazer a diferença localmente e disseminar a pecuária sustentável para cada vez mais pessoas.

Mauro Lúcio deu uma aula de boa matemática na pecuária, mostrando em números como o investimento em intensificação e boas práticas se paga independente do tamanho da propriedade. A diferença, para Mauro, está na mentalidade do pecuarista.

A experiência de um ícone da ciência aplicada

A última palestra deste ciclo foi conduzida pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Dr. Mateus Paranhos da Costa, maior referência em estudos sobre bem-estar animal e humano no Brasil. Ele discutiu sobre os impactos das boas práticas nos negócios de pecuária. O profissional apresentou estudos e casos práticos que comprovam os benefícios do manejo racional e de boas práticas no curral em comparação ao manejo convencional, geralmente agressivo, que não leva em consideração o bem-estar dos animais e dos profissionais. Como, por exemplo, o Projeto Cada Bezerro Importa, que tem a Beckhauser como parceira e inicia sua nova fase em 2023 para levar o benefício das boas práticas de manejo a mais fazendas, produtores e animais nas diferentes regiões do Brasil.

“É fato que a contenção individual, o manejo calmo, respeitando o conforto do gado e dos seres humanos, traz resultados melhores e reduz as perdas e descartes nas fazendas. Disseminar as boas práticas é fundamental para que a pecuária brasileira evolua em qualidade, produtividade e resultados financeiros”, explica.

O professor indica, também, que existem muitas formas de fornecer mais qualidade ao tempo de vida dos animais, sendo elas referentes à disposição dos bovinos nos currais e lotes ou até mesmo à maneira de realizar a contenção para os manejos, trabalhando com as pescoceiras adequadas, por exemplo. Essa fala de Paranhos permite a reflexão sobre como o bem-estar animal e humano é trabalhado nas diferentes atividades que a pecuária compreende.

Assista a conversa com Mateus Paranhos na íntegra em nosso canal do YouTube.

 

E a história continua...

Esse primeiro ciclo foi apenas um marco do que está por vir na comemoração desses 30 anos e na construção dos próximos passos rumo ao fortalecimento do propósito de cultivar o bem e nutrir um mundo regenerativo, através da nossa atuação na pecuária. Acompanhe em nossos canais as notícias e agenda de boas prosas de 2023, em breve.

Enquanto isso, conte com a nossa rede de parceiros, espalhadas por todo o Brasil e diversos países da América Latina, ela é um importante apoio para a disseminação desses conceitos e práticas e para levarmos os benefícios do bem-estar animal e humano a cada vez mais lugares.

Utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os essenciais, necessitam de seu consentimento para serem executados.
Saiba mais em nossa Política de privacidade.